Andanças impressas

OBRAS PUBLICADAS


A Arte da Paquera, crônicas, livro de estréia. 1970. Aborda as diversas formas de aproximação em busca da conquista amorosa.


Galeria da Solidão, São Paulo: Ibrex, 1972. Romance. Tema: a ilusão da Cidade Grande. O drama do desempregado para conseguir um novo emprego depois de certa idade.




Vendedores de Ilusão, São Paulo: Ibrex, 1973. Romance. A luta de um jovem professor para publicar seu primeiro livro, enfrentando a indiferença dos próprios colegas de magistério num dos piores momentos da ditadura militar.



Vamos Empinar Papagaio, São Paulo: Ibrex, 1974. Romance, 1974. O desencanto de um velho advogado diante da justiça controlada pela ditadura militar.



Sim Sinhor, Inhor Sim, Pois Não..., São Paulo: Vertente, 1977 - Romance. 1977. Um escritor perseguido pela repressão militar no auge do AI-5 quando foi assassinado na prisão o jornalista Vladimir Herzog.




A Capital do Automóvel (Na Voz dos Operários): São Paulo: Ed. Populares, 1979 - Romance-reportagem. Uma tentativa de abordagem sobre o nível de consciência política dos metalúrgicos do ABC no final da década de 70.



Lula e a Greve dos Peões, São Paulo: Escrita, 1982. Romance-reportagem. Fala do surgimento de Lula na vida sindical e da greve de 79 dos metalúrgicos do ABC.



Em Manhattan do Terceiro Mundo, São Paulo: Escrita, 1982. Romance.. Trata dos órfãos da ditadura de 64/85. Da campanha das eleições-diretas e do pacto das elites que continuaram mandando no Brasil em comum acordo com o Gigante Mercador.


ABC Cotidiano. Cotidiário. 1993. Um diário em que o autor relata seu dia-a-dia durante todo o ano de 1992, tendo o ABC como pano de fundo.




Andanças na Contramão. Crônica. 1996. O autor aborda sua mudança de São Paulo para Santo André e seus esforços para adaptar-se à cidade.



Em Busca dos Companheiros, Santo André, SP: Alpharrabio, 1999. Romance. 1999. Fala da diáspora abeceana e da luta de um velho advogado para reunir seus antigos companheiros numa grande festa de confraternização na virada do milênio.




ABC No Fim do Milênio. Diário. 2000. Registros diários durante o último ano do milênio.



No ABC dos Peões (edição conjunta de A Capital do Automóvel e Lula e a Greve dos Peões)






Notas
Críticas:

TINHORÃO, José Ramos. In A MÚSICA POPULAR NO ROMANCE BRASILEIRO. Vol. III: Século XX (2ª parte). São Paulo: Editora 34, 2002
CARNEIRO, Caio Porfírio. A ARTE LITERÁRIA EM ANTONIO POSSIDONIO SAMPAIO. In Andanças com Salvador Bahia. Santo André, SP: Alpharrabio, 2006
MELO, Tarso de. Apresentação de NO ABC DOS PEÕES (edição conjunta e revisada dos livros A Capital do Automóvel e Lula e a Greve dos Peões). Santo André, SP: Alpharrabio, 2005.
ALMEIDA, Djair Lázaro Pinheiro de. ANTONIO POSSIDONIO SAMPAIO E A VOZ DOS OPERÁRIOS, UM DISCURSO INDISPENSÁVEL. In NO ABC DOS PEÕES (edição conjunta e revisada dos livros A Capital do Automóvel e Lula e a Greve dos Peões). Santo André, SP: Alpharrabio, 2005.
VERAS, Valdecirio Teles. LULA E A GREVE DOS PEÕES ou A LEMBRANÇA DOS TEMPOS EM QUE TUDO COMEÇOU. In NO ABC DOS PEÕES. Santo André, SP: Alpharrabio, 2005.
PEREIRA, Teresinka. SÃO PAULO: CAPITAL DO AUTOMÓVEL. João Pessoa, PB: Correio das Artes, 19 fev. 1984.