quinta-feira, 14 de outubro de 2021

UMA FESTA INESQUECÍVEL

Antonio Possidonio Sampaio

 

Inesquecível, esta a palavra exata para qualificar a festa de inauguração do ABCs - Núcleo Alpharrabio de Referência e Memória, ocorrida na noite de 16 de março na Livraria Alpharrabio, em Santo André.

Para quem perdeu a festa de casa lotada, animada com um show dos compositores e cantores Kleber Albuquerque e Zé Terra, certifico e dou fé que a inesquecível noitada assinalou também o sexto aniversário do Alpharrabio Livraria Espaço-Cultura, local de encontro de intelectuais, escritores, poetas, gente de teatro, de artes plásticas e outras atividades artísticas, além da freguesia de livros raros, usados e novos.

O Alpharrabio foi inaugurado a 21 de fevereiro de 1992, mas este no ano a festa de aniversário foi adiada por causa do carnaval. Sua proprietária, a poeta, pesquisadora e ensaista Dalila Teles Veras, resolveu realizar uma única festa, a que freqüentadores da Casa e convidados que se deslocaram de outras cidades da região e de São Paulo compareceram em número surpreendente, assinalando um momento histórico na vida cultural da região.

Assim, a inauguração do ABCs representa mais uma etapa na trajetória desse importante pólo de referência cultural que o Alpharrabio atualmente representa. Seu prestígio crescente ficou mais uma vez comprovado também pelo noticiário da imprensa local e de veículos de informações como a Rádio Eldorado, de São Paulo, que destacou a inauguração do ABCs em seu noticiário nobre, através de entrevista da incansável Dalila, que certamente se orgulhou do notável acontecimento.

No ABCs, que funciona na Livraria Alpharrabio (rua Eduardo Monteiro, 151 - Santo André), pesquisadores e interessados em conhecer a cultura artística da região, bem como seus escritores e outros cuja produção diga respeito ao ABC, encontram centenas de livros, recortes de jornais e revistas, fotos e outros documentos relacionados à região.

Trata-se de mais uma iniciativa generosa da poeta Dalila que por isso merece aplausos de todos nós.

fevereiro/1992

Nenhum comentário: