quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A quem possa interessar

     Há vinte e tantos anos escrevo diário sem faltar um dia sequer. O motivo foi minha ida a Cuba nos últimos dias de dezembro de 1983, a fim de assistir em 1º de janeiro de 1984 às comemorações do 25º aniversário da revolução cubana. E acabei por me viciar em relatos do cotidiano.

     Revelo o segredo como uma forma de gratidão à primeira leitora do meu primeiro texto publicado recentemente neste rotativo, relatando inclusive a publicação no jornal O Escritor de parte de um improvisado diário conferindo parte das ocorrências no decorrer do Congresso Brasileiro de Escritores de 1985.

     E aproveito a oportunidade para dizer que concordo com as observações da leitora de que escrever diário contribui para aumentar a paixão pela criação literária, aguçando os sentidos  para a captação de miudezas afetivas do cotidiano, condimento indispensável para agregar valor ao pitéu.

     E acho que para quem deseja dar os primeiros passos na arte de escrever, o caminho é mesmo o diário, com perdão de oficineiros, críticos e mestres da criação literária.

     Espero voltar ao assunto depois do Congressoo Brasileiro de Escritores em realização na cidade de Ribeirão Preto entre os dias 12 e 15 de novembro de 2011, que espero acrescentar nas páginas do meu velho diário, a exemplo do que aconteceu no CBE/85.

Um comentário:

dalila teles veras disse...

caro amigo Sampaio,
Estamos aguardando o seu relato sobre o Congresso de Escritores. Prometido é devido. Abraços
dalila