segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A História confundida

   Maria da Luz, antiga ativista sindical e participante do I Congresso da Mulher Metalúrgica, me liga pela segunda vez protestando contra um erro para o qual não concorri, mas nem por isso me quedo na indiferença.
 
   Da Luz participou ativamente do I Congresso da Mulher Metalúrgica, realizado no então Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema nos dias 21 e 28 de janeiro de 1978, quando só homens fizeram parte da mesa de encerramento, conforme se pode conferir na página 156 do livro “Imagens da Luta – 1905-1985”, que erroneamente atribui a foto como sendo do III Congresso dos Metalúrgicos realizado em outubro de 1978.
 
   A ativista tem razão e renovou sua contrariedade depois de ter visto a foto publicada com repetição do erro no jornal Tribuna Metalúrgica de 18 de novembro de 2011.
 
   Salvador Bahia, que também participou dos dois congressos, ao ver a foto questionada, comunicou-se com a redação do jornal, que está devendo aos seus leitores e à história a versão correta dos fatos.
 

I Congresso da Mulher Metalúrgica,
realizado no então Sindicato dos Metalúrgicos de
São Bernardo do Campo e Diadema nos
dias 21 e 28 de janeiro de 1978


Nenhum comentário: